domingo, 6 de setembro de 2015

O que há de errado em assumir ser saudosista?

Olá meus caros e queridos leitores !. Tudo bem?. Espero que sim. Mais uma vez chegando por aqui,para mais uma postagem. Sejam todos bem vindos e obrigada pela visita !!!.

Para esta postagem,resolvi expor a minha opinião sobre a questão do saudosismo. Saudosista é aquela pessoa que gosta de coisas do passado,coisas antigas,que simplesmente mantém as lembranças,momentos,de uma época passada.

Quem acompanha o blog,já está mais que familiarizado com o fato de que eu faço parte dessa turma. Isso porque adoro recordar coisas do passado,ouvir músicas do passado ou simplesmente apreciar algum vídeo gravado em VHS,por exemplo.

Um dos grandes prazeres para um saudosista é ter alguma relíquia em casa,seja um LP,um CD ou uma fita cassete especial. Ou até mesmo outras coisas,revistas,livros,DVDs,brinquedos (sim,brinquedos,qual é o problema?).

Bem,mas vamos ao que o título dessa postagem está dizendo : O que há de errado em se assumir saudosista?. Não é nem : ''O que há de errado em ser saudosista?'',é o que há de errado em SE ASSUMIR saudosista.

Tenho observado em vários lugares na internet e também fora dela,o seguinte : Algumas pessoas gostam (ou gostaram) de músicas antigas,mas têm vergonha de dizer que gostam ou já gostaram.

Pouco tempo atrás,vi um comentário de uma pessoa falando sobre Be My Lover do La Bouche (um exemplo). Dizendo algo assim : '' La Bouche,Be My Lover. Lol (rindo muito),bons tempos''. Qual o motivo do riso?.

Sempre que vejo comentários em vídeos antigos ou músicas antigas (é claro,há aquelas pessoas que ficam: ''Que maravilha encontrar isso aqui. Adoro.'' ''Ah,que bons tempos aqueles.''...),tem alguém rindo. Não é proibido rir,claro que não,até porque cada um tem a reação que lhe convém,mas eu me pergunto mais uma vez : Qual é o motivo da risada?. Algum deboche?. Vergonha de ter gostado ou gostar de tal coisa?.

Galera,eu digo por mim. Eu poderia estar nessa rodinha. Eu antigamente gostava de muitos ritmos,por exemplo. Eu ouvia pagode,funk (quando eram legais),axé,pop nacional e até sertanejo (gêneros do Brasil,para quem é de fora do BR).

Sim meus caros,eu estou confessando que gostava desses ritmos. Ouvia e gostava. É claro,com o tempo,você vai reavaliando os seus gostos musicais,com a idade você vai se tornando mais crítico e as coisas vão mudando.

Músicas como Papo de Jacaré do P.O. Box,quem aí não se lembra?. Uma música que hoje é vista como ''música ruim'',mas que foi sucesso e marcou a infância de muitos de nós. E sim,eu ainda tenho a letra dessa música na cabeça e na ponta da língua.

Só dei um exemplo,porque existem várias outras que ainda permanecem na mente. 

Um dia desses,a esposa do primo da minha mãe,veio aqui em casa e viu os discos de vinil que minha mãe tem e disse : '' E esses discos são seus (direcionado a minha mãe)?.''Sim,minhas relíquias''. ''Eu adoro essas relíquias,discos,fitas,músicas antigas (eu disse)''. ''Hahaha...(silêncio)'' <--Reação dela. Eu fiquei olhando pra cara dela,tipo : ??.

Aí ela respondeu,finalmente,depois de um silêncio que parecia eterno : ''É sério mesmo?.'' Eu simplesmente disse que sim e ela ficou com cara de surpresa,misturada com nojo. Sim,nojo,pelo menos foi isso que ela me pareceu. 

Resumidamente,há preconceito em gostar de coisas antigas?. Poxa,que coisa absurda e até mesmo estúpida

Já vi muita gente que detesta coisas antigas e tal,mas pra essas pessoas,eu tenho uma pergunta : Você tá curtindo as músicas do momento e provavelmente você tem as suas favoritas. Pois bem,como sabe,o tempo passa,voa na verdade,e daqui a 5 ou 10 anos?. Você vai deixar de gostar das suas favoritas do presente?. Lá na frente,essas músicas de hoje,serão apenas uma boa lembrança pra você. Então,você ficará na mesma que os saudosistas de agora,estão. É pra refletir.

Então,se refletiu,não critique ou ridicularize aqueles que mantém viva,as recordações e as coisas boas do passado. ''Ah,quem vive de passado é museu''. Pois que seja assim,podemos ser sim museus,mas pelo menos temos a alegria de curtir aquilo que amamos. A vida é assim,cada um ouve e curte o que quer,mas cuidado pra não morder a língua (haha).

Especificamente,quero transmitir o seguinte,com essa postagem : Se você gosta de músicas,filmes,objetos,etc,antigos,não tenha receio,vergonha de dizer que gosta. Diga : ''Eu gosto mesmo e não vejo problema nisso''. Eu faço isso e você também pode fazer o mesmo.

Se você é meu leitor,gosta do meu blog e está lendo essa postagem,provavelmente você deve concordar comigo. E provavelmente também gosta de músicas antigas. Amor não se explica,eu amo música e música boa não fica velha.

Faça como eu,sempre que alguém disser pra você : ''O que você curte?'',não tenha vergonha de responder que gosta das coisas que você REALMENTE gosta e se sente bem com isso. Mesmo que a cara da pessoa seja de surpresa com nojinho,como foi a cara que a esposa do primo da minha mãe fez (haha).

E o que há de errado em assumir ser saudosista?. Exatamente,NADA !. Eu gosto mesmo de ouvir músicas do passado,de coisas antigas e assumo. E assumo isso pra todos os meus adoráveis leitores,do mundo todo (sim,tenho muitos leitores de fora do BR haha).

Só pra reforçar,tudo o que escrevi aqui,trata-se da MINHA OPINIÃO,o meu ponto de vista. Lógico que sei que terão muitos que vão discordar,mas isso é natural. Todos podem gostar das mesmas coisas que eu e não também. 

Como é um blog de música,já que pra mim música é vida,o termo saudosista se aplica mais musicalmente,nesse caso. Mas serve pra geral,ok?.

Eu precisava fazer uma postagem falando sobre isso. E foi (haha).

Então,é isso,meus amados. Espero que tenham gostado dessa minha postagem/opinião/desabafo que fiz. Obrigada a todos que conferiram mais essa postagem. Nos encontramos na próxima. Até lá,pessoal !!!.

2 comentários:

  1. é bem assim mesmo...eu já nem ligo para o que falam as minhas musicas são todas antigas mas de qualidade ... não essa musicas de hoje computadorizada....só tocada nem sempre os vocais agradam. eu tenho disco de vinil, fitas k7, tenho clips gravado em fitas vhs, uma pequena coleção de revista de eurodance, dvds de shows, clips ....tudo que tenho fui eu que comprei e se eu comprei quem tem que gostar sou eu a opinião dos outros não me interessa .....gostei dessa postagem valeu ...sempre que posso dou uma olhada no seu blog...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisa maravilhosa,bom saber que você compactua da mesma opinião que eu. Aqui em casa eu tenho fitas K7,vinil e dvds também. Clips em vhs?. Isso é incrível.
      Mantenha suas relíquias,isso não tem preço.
      E você está certo,não ligue para o que os outros dizem,eu tô nem aí e não vou mudar. Tanto que resolvi falar sobre isso,aqui no blog. Foi uma postagem em forma de desabafo.
      Oh,muito obrigada por encontrar tempo pra dar uma passadinha por aqui. Fico realmente feliz e lisonjeada. Espero que continue assim,dividindo opiniões e momentos. Grande abraço.

      Excluir