domingo, 6 de dezembro de 2015

Jackie Bodimead : A voz por trás de vários projetos da S.A.I.F.A.M.

Olá, queridos leitores!. Tudo bem?. Chegando por aqui, com mais um post pra vocês. Sejam todos bem-vindos e obrigada pela visita!.

Bom, lembram da "novela" cantora misteriosa?. Então, isto acabou, como vocês sabem — se não, 
confiram aqui o desfecho. Porém, ainda há muito para falar. 

Chegou a hora de falar mais sobre a pessoa — recém descoberta por mim  por trás de várias músicas excelentes da S.A.I.F.A.M. nos anos 90 e início de 2000 : Jackie Bodimead.


Elaborei a biografia dela, baseada em pesquisas, incluindo uma fonte 100% confiável!.

Jacqueline "Jackie" Bodimead nasceu em 13 de Novembro de 1962, no Reino Unido. Em 1976 — este ano precisa ser confirmado —, juntamente com seu irmão Tony Bodimead, fez parte da banda Canis Major, ficando até 1982. Abaixo, vocês podem ouvir "Butterfly Queen", de 1980.


Na sequência, outra perfeição do mesmo álbum "Butterfly Queen", a faixa "Returning". Acho esta música extremamente profunda — talvez até triste —, e já mostra Jackie com uma voz forte e marcante. E detalhe : em 1980, ela tinha apenas 18 anos


Jackie também fez parte das bandas Strategy e She. Aqui, um registro em áudio, de um show da banda She, em 1984. Material raro.


Em 1984 — em alguns momentos é citado como fim de 1983 —, entrou como vocalista e tecladista na banda feminina de Heavy Metal, Rock e Hard Rock, Girlschool, ficando por lá até 1985. Jackie saiu das Girlschool, pois estava insatisfeita na banda e buscava algo mais comercial na carreira.
Mais uma vez na companhia do irmão, ela também passou pelo Harmonic 228 e Future Games. Ela integrou a banda britânica de AOR, If Only; algo bem mais calmo do que ela tinha na Girlschool. Aqui, vocês podem ouvir a belíssima "If Love Could Last Forever", na voz da loira — existe uma versão oficialmente lançada, com outra vocalista. 


Jackie também é creditada na compilação English Steel, nos anos 90; uma compilação de músicas gravadas por ela e outros talentos do Rock. Como Jackie sempre buscou algo comercial, e estamos falando de anos 90...

Sem nenhuma informação na internet, além do blog Aninhahy Dance, Eurokdj e Discogs que divulgaram a info daqui —, temos a confirmação de que Jackie começou a colaborar com a gravadora italiana S.A.I.F.A.M., em 1995
Minha fonte confiável confirmou que ela foi cantora de estúdio na S.A.I.F.A.M., nos anos 90. Ela gravava por etapas e não chegou a morar na Itália, segundo a fonte; apenas embarcava para lá, sempre que tinha gravação. O tempo de todo o processo, foi de meses — e eu pensando que ela tinha residido na "terra das massas". 

Ela ficou nesse "vai e vem", durante alguns meses. Seguindo o fato, podemos afirmar que todas as músicas gravadas por ela, foram feitas em um curto período de tempo e, foram sendo lançadas de '95 a '00?. Ela gravou tudo de "uma vez" e a gravadora foi liberando, então!?. É muito provável!. 
Tempo atrás, li uma biografia de um dos projetos da S.A.I.F.A.M.; não lembro qual era. Referia-se a vocalista e estava escrito algo como : ''ela ama animais e já passou por aproximadamente 10 bandas.''. Que coisa, não?!. O pessoal soltava pistas nessas "bios" e a gente nem percebia. 

Jackie gravou estas músicas que estão listadas na imagem abaixo; e é claro que a lista pode aumentar, em caso de mais descobertas. No canto superior direito da imagem, usei o ''Sounds Similar''; são 3 músicas suspeitas, que podem ter a voz dela. Talvez não sejam, apesar de termos conhecimento daquele esquema básico de alteração de voz. Coloquei-as ali, apenas porque achei algumas semelhanças; as outras são, de fato, com a voz dela!. 


Poderia colocar todas as músicas que ela gravou, por aqui, mas teríamos mais um post enorme; então vamos com "Fu-Tu-Re", do projeto Wienna.


Um detalhe que esqueci de comentar por aqui; vocês perceberam que há 3 projetos com nome "Jackie" incluído?. Justamente nestas músicas, os vocais são dela!.


Maresca feat. Jackie - I Wouldn't Want To Be Like You 1995
Jackie And Domino - Layla 1997
Axel Force feat. Jackie - Paint It Black 1999

Em 1996, saiu o álbum solo de Jackie, intitulado "Don't Believe In Love", na base do Melodic Rock — é um excelente álbum. E uma das excelentes faixas, é "Promise To The Night".


Mais um álbum solo sairia em 1999, mas problemas na gravadora, impossibilitaram tal ideia. Jackie teve suas músicas dançantes lançadas pela S.A.I.F.A.M. até o ano 2000.

Em 2001 — este ano precisa ser confirmado —, foi lançado o álbum do cantor Denny Laine, intitulado "Reborn...Again"; e existe outro álbum, o "Reborn", lançado em 1996. Jackie fez os backing vocals no 1.º mencionado. Vocês podem ouvir a voz dela em "Time To Hide", por exemplo.


Em 2004, saiu o álbum "Destiny", da banda If Only. Nele, há músicas da banda com outra vocalista e com os vocais de Jackie, com versões demo de 1989/1990Em 2010 — em alguns lugares é citado 2011 —, a banda britânica de AOR e Classic Melodic Rock, Moritz, lançou o álbum intitulado "Undivided". Neste álbum, Jackie também fez backing vocals; é possível ouvir sua voz na bela faixa "Who Do You Run To"Ouçam aqui.

A última coisa concreta com o nome de Jackie creditada, foi o álbum da banda Moritz; não há mais nada com o nome dela no meio musical. E isso tem um motivo!. Gostaria muito que ela tivesse a oportunidade de voltar a trabalhar na gravadora italiana ou qualquer outra. Seria um sonho. Seria...
Segundo minha fonte 100% confiável, ela não está mais no meio musical!. Além disto, segundo consta no Linkedin, ela está trabalhando em uma universidade de Cambridge. Antes de tal confirmação, já havia procurado por ela e tinha encontrado uma pessoa com mesmo nome, em uma universidade, como Técnica Superior de Biologia Ambiental. Vejam aqui.

Talvez ela nem esteja mais nessa universidade. Não há nada de errado nisso, pelo contrário, é bacana demais; mas não vou negar que é uma decepção para mim. É bem provável que tenha ocorrido algum problema na voz dela e é lamentável da mesma forma.
Ela é super defensora dos animais, foi veterinária por um longo tempo. Ela é como "a voz" deles e é isto que ela está fazendo atualmente, lutando pelos direitos dos bichinhos. 

Estando na música ou fora dela, Jackie presenteou cada um de nós com sua voz potente e bela. Não importa se cantando um Rock "agressivo" e melódico, ou nossa amada Dance Music; ela foi impecável em todo trabalho que fez e encantou diversos tipos de amantes da música.
Quando ouvi pela 1.ª vez "Missing In The Rain" do T.H. Express, "Let Me Be" "Like An Angel" do Radiorama, apaixonei-me no mesmo instante; não somente pelo ritmo, batida e melodia, mas principalmente pela voz. Amei a voz daquela mulher. Uma voz que absolutamente ninguém — exceto os produtores e músicos envolvidos — tinha noção de quem era!. Uma cantora totalmente misteriosa para nós; queria descobrir quem tinha aquele timbre tão fantástico, que combinou tanto com Dance. Aceitei o desafio e fui investigar; ouvi várias músicas para comparar, abordei outras cantoras, entrei em contato com a gravadora e não parei.

Até que descobri, "surtei" e fui surpreendida; a mulher era roqueira!. Uma roqueira cantando Dance Music!. Que surpresa maravilhosa!. Confesso, não imaginava tal possibilidade. Não bastou amar as dançantes com sua voz, amei os Rock's também. Tornei-me ainda mais fã!. É difícil falar em perfeição, pois nada é absolutamente perfeito, mas Jackie mostrou que podemos reavaliar essa opinião
Dizer mais o quê?. Simplesmente, obrigada, Jackie!. Obrigada pelo trabalho antes da S.A.I.F.A.M. e muito obrigada pelas fantásticas canções dançantes, que estão no coração de cada um de nós; você é uma das maiores vozes do Rock, assim como uma das maiores da Dance Music!. Thank you, Jacqueline!.

Obviamente, temos que agradecer também, o pessoal da gravadora italiana; Fabio Serra foi responsável por levá-la para lá, tenho quase certeza disso!. Quando saberemos se "è vero" ou não?. Quando ele ou qualquer outro, falar!. Quando isso vai acontecer?. Nem ideia, mas esperaremos por esse momento. 
E o genial, "The Boss", o lendário, Mauro Farina?. Fico admirada com a capacidade desse homem ser incrivelmente talentoso; sou fã!. A galera do Factory Team?. Maravilhosos!. Jackie se uniu a eles e tudo ficou ainda melhor. Grazie mille, S.A.I.F.A.M.!.

Era necessário mais um post sobre ela, com mais infos, já que não havia biografia correta circulando por aí. Mas, quero saber; vocês têm uma favorita de Jackie Bodimead?. Contem-me!.
Muito obrigada a todos que conferiram mais este post; compartilhem para que mais pessoas, possam conhecê-la!. Nos encontramos no próximo trabalho. Até lá, pessoal!.

4 comentários:

  1. Eu Amo a voz da Jackie, principalmente durante os tempos de Girlschool!!! Agradeço por vc ser uma das únicas pessoas a citar essa "Galega".. Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!. A voz dela é fantástica. De nada,imagina,é sempre um prazer!. Abraços!.

      Excluir
    2. Olá, adorei seu blog! Gostaria muito de obter a letra de butterfly queen do canis major. Já revirei tudo no Google e nada. Já tentei eu mesmo entender e escrever mas ainda não tenho total certeza. Consegue achar em algum lugar? Obrigado! Parabéns!

      Excluir
  2. Parabéns querida pela pesquisa fantástica!

    ResponderExcluir